TRABALHO ZOOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
PATRICIA CHAMPOSKI FERNANDES ALVES CAVALHEIRO
FILO NEMATODA
CANOINHAS
2015
PATRICIA CHAMPOSKI FERNANDES ALVES CAVALHEIRO.
FILO NEMATODA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Zoologia Geral do Curso de Engenharia Florestal da Universidade do Contestado – Campus Marcilio Dias, sob orientação do Professor Vitor Sartor.
.
CANOINHAS
2015
1 INTRODUÇÃO
O Filo dos Nematódeos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.
Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento.
FORMA E FUNÇÃO
Os nematoides são vermes de simetria bilateral, com corpo bastante alongado, forma cilíndrica e extremidade final afilada. Este é revestido por epiderme e, acima dela, por uma cutícula. Sob esta primeira, encontram-se fibras musculares longitudinais e, em razão da disposição destas, estes animais se locomovem por meio de movimentos ondulatórios.
Podem ser parasitas, causando no homem doenças como a filariose, ascaridíase, ancilostomose, bicho-geográfico, tricocefalose e oxiurose. Entretanto, a maioria desses indivíduos é de vida livre, podem ser encontrados em ambientes aquáticos ou terrestres.
As funções ecológicas dos nematoides no