ABNT
Observe o texto do PLT 245: A economia baseada no conhecimento e o conhecimento como arma de competitividade ganharam importância, pois o valor é encontrado mais no intangível do que no hardware tangível. O patrimônio indispensável para as empresas de hoje não é a fábrica e o equipamento, mas o conhecimento acumulado e as pessoas que o possuem. (TAKEUCHI; NONAKA, 2008, p. 129-130).
Ao utilizar essa fonte de pesquisa (livro), você poderá (re)escrever esse texto dos seguintes modos, em conformidade com a NBR 10520.
1. Redigir com palavras próprias a partir da sua compreensão, citando os autores, pois as ideias são deles. Exemplos:
Takeuchi e Nonaka (2008) argumentam que, para uma organização se tornar competitiva, o conhecimento acumulado se tornou a principal arma, o que quer dizer que as pessoas que o detém vem sendo reconhecidas como o maior patrimônio organizacional.
Num ambiente competitivo, as pessoas e seu conhecimento acumulado vêm sendo reconhecidas como o maior patrimônio organizacional. (TAKEUCHI; NONAKA, 2008).
2. Citar pequenos trechos do texto da forma como está no livro.
Se o texto a ser copiado tiver menos de 3 linhas - Takeuchi e Nonaka (2008, p. 129) explicam que “o patrimônio indispensável para as empresas de hoje não é a fábrica e o equipamento, mas o conhecimento acumulado e as pessoas que o possuem.” (Nesse caso é essencial citar o número da página em que está essa frase no livro)
Se o texto tiver mais de 3 linhas – fazer recuo de 4cm a partir da margem esquerda, reduzir o tamanho da letra e usar espaçamento entrelinhas simples, sem aspas. Um exemplo está no 1º parágrafo desta mensagem. Estabelecer o tamanho da letra, por exemplo, tamanho 10.
OBS.: Os sobrenomes dos autores, ano de publicação e páginas podem vir entre parênteses ou fazer parte da frase. Quando digitados entre parênteses ao final da frase copiada, os sobrenomes devem estar em