Físico-química atps
FAA – Faculdade Anhanguera de Anápolis
Curso de Farmácia
Diandra Porto Alves RA: 1107295311
Erica Amaral Diniz RA: 1106280637
Geysse de Cubas Vieira Soares RA:1116299146
ATPS de Físico-Química:
Etapa 1 e Etapa 2
Trabalho apresentado ao prof.ª Adriana, na matéria Físico-Química como parte integrante da nota do 1° bimestre.
Anápolis – GO
1º Semestre/2012
Etapa 1
Importância da Físico-Química para a área farmacêutica
A atividade do farmacêutico, por ser essencialmente aplicada, pressupõe um razoável conhecimento de uma gama de aspectos de várias ciências básicas correlacionadas, tais como química, física e biologia. Somente a compreensão dos fenômenos subjacentes à técnica e à ação farmacêutica permitem-lhe ir além do conhecimento empírico.
A relação entre o conhecimento farmacêutico e essas ciências é, contudo, uma relação que vai além do fornecimento de uma mera base necessária para a compreensão isolada desse conhecimento. Mas do que isso, tal relação deve permitir a construção de elementos capazes racionalizar, de maneira lógica e sistemática, os saberes empíricos e dotá-los de uma visão de conjunto, inserindo-os em um todo. Com a gigantesca expansão do saber cientifico e técnico, a possibilidade de uma compreensão do todo, de uma racionalização, é necessária para a sua apropriação e utilização produtiva e criativa. Não basta saber e saber aplicar: quando se quer ir além, é necessário saber o que está “por trás”.
O estudo da físico-química em um curso de Farmácia insere-se neste espírito. A físico-química fornece uma base conceitual para as diferentes áreas da química, da tecnologia e da biologia ao analisar, sistemática e quantitativamente, conceitos centrais como energia, equilíbrio, transformações, espontaneidade e velocidade de reações. A físico-química contribui, assim, para encadeamentos relevantes para o farmacêutico, bem como para fornecer subsídios necessários para muitos dos procedimentos técnicos do