ATPS De Estrutura
Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Análise vertica e análise horizontal.
Introdução Nesta etapa iremos compreender a estrutura – padrão da demonstração financeira da empresa Natura Cosméticos S.A, e significância de cada item patrimonial e de resultado dentro desses relatórios.
Estrutura das Demonstrações Financeiras
Ativo Circulante Composto pelos bens e direitos que irão ser convertidos em dinheiro, dentro do prazo de doze meses. Divide-se nos subgrupos: Disponível: composto pelas exigibilidades imediatas.
Ex.: Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicações de Liquidez Imediata etc.
Realizável à Curto Prazo: alocam os direitos a receber no prazo de até doze meses.
Ex.: Duplicatas a Receber ou Clientes, Impostos a Recuperar, (-) Duplicatas Descontadas, (-) Provisão para Devedores Duvidosos. Estas duas últimas contas representam contas retificadoras da conta duplicatas a receber ou clientes e são classificadas no ativo, tendo saldos credores, por isso são demonstradas com o sinal (-) etc. Estoques: representam os bens destinados à venda e que variam de acordo com a atividade da entidade, como produtos acabados, produtos em processo de fabricação, matérias-primas e mercadorias. Despesas Antecipadas: compreende as despesas pagas antecipadamente que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte.
Ex.: Seguros a vencer, Aluguéis a vencer e Encargos a apropriar etc.
Ativo Realizável à Longo Prazo: Compreende os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte e as dos bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados por coligadas, controladas, proprietários, sócios, acionistas e diretores.
Ex.: Contas a Receber à Longo Prazo, Empréstimos a Controladas, Depósitos Judiciais, Aluguéis a Receber, Duplicatas a Receber (+12 meses) etc.
Ativo Permanente Compreende os bens fixos necessários para que a entidade alcance