Atps de eletricidade aplicada
Disciplina: Eletricidade Aplicada
Professor: Wygnes Rabino Turma 4ºB
ALUNOS: Márcio Miguel do Nascimento RA: 110427308-8 Fabio Furtado Rocha Sousa RA: 110427311-5 João Evangelista dos Santos Filho RA: 320550023-5
Gleison Tavares R. Silva RA: 102979785-7
Ricardo de Souza Lima Caiafa RA: 1299160008
Brasília 02 de outubro de 2012
ETAPA 1
Passo 2
1. Introdução Teórica
Nesse experimento pode ser ter uma dimensão de como as leis de Farady e Lenz contribuíram para grandes invenções de grande importância para a sociedade moderna e com as faltas de equipamentos modernos e, mesmo de maneira rudimentares conseguiram fazer varias experiências e obter de forma solida os conhecimentos modernos.
2. Descrição
A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É à base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.
Lei de Lenz: Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.
3. Conclusão
Sentido de fluxo do induzido tubo de cobre
Sentido de introdução do imã “indutor”
Podemos considera como impacto nesta diminuição de velocidade referente ao (cubo imã) o efeito eletromagnético obtido através desta incisão. Ao passar pelo tubo de cobre o imã gera um campo magnético, logo com pólos diferentes Norte e Sul gerando linhas de fluxo entrando e saindo das extremidades, conforme ilustrado abaixo:
Como o imã nesta