Teoria da administração
Aula-3
2011
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Terceirização/outsourcing
Benefícios buscados pelos processos de terceirização
Partindo da premissa de que terceirização é um processo de gestão pelo a qual se repassam algumas atividades para terceiros, com os quais estabelece uma relação de parceria, surge naturalmente o questionamento sobre quais seriam os benefícios esperados com a pratica da terceirização. Classificamos em oito os principais benefícios da terceirização. Em primeiro lugar: A possibilidade de se aumentar o foco no negócio principal das organizações, o fato das empresas concentrarem-se nas suas funções principais, ao mesmo tempo em que o terceiro garante um suprimento de insumos marginais ao negocio principal.
Redução e melhor controle de custos operacionais, como resultado da melhoria no padrão de desempenho no insumo por parte de terceiros com maior grau de especialização.
Adicionalmente, custos fixos transformam-se em variáveis, além de serem mais facilmente previsíveis. É uma forma eficaz de poder segregar-se e identificar claramente custos obscuros.
O quarto fator relevante consiste na redução de verbas para aquisições e modernizações, pois a desejada evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da entidade contratada. Consequentemente, verifica-se o aumento da disponibilidade de capital para investimento, canalizando recursos especificamente para as atividades fim, evitando-se a dispersão de capital em atividades meio.
A otimização de recursos evita, ou ao menos reduz, desperdícios de maneira significativa, por conta da especialização e da esperada produtividade advinda de terceiros com maior grau de especialização e, eventualmente, decorrentes de melhor economia de escala.
Com os dois últimos fatores, temos a eliminação, ou pelo menos a diminuição, expressiva do custo e responsabilidade social e síndica com mão-de-obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros, além do