ATPS de Eletricidade Aplicada
INTRODUÇÃO
No presente documento será apresentado a resolução parcial da ATPS de Eletricidade Aplicada, sendo dispostos as Etapas 01 e 02. As etapas estão subdivididas em passos que são apresentados a seguir, conforme a solução solicitada, os passos de leitura e conhecimento não foram dispostos nesse relatório parcial.
Etapa 01 ATPS - Passo 2
Resumo sobre o princípio físico apresentado no passo 1:
Mago da Física – Freio Eletromagnético. Ano 2009. Disponível em:
. Acesso em: 02 nov. 2011.
1. Introdução Teórica O experimento apresenta as leis de Faraday e Lenz e grande importância para a sociedade proporcionando condições para análises físicas e obtenção de conhecimento com experimentos simples.
2. Descrição A lei de Faraday-Neumann-Lenz:
Ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É à base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores. Lei de Lenz:
Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.
3. Conclusão É possível analisar que ao soltar um imã num tubo de material condutor, cobre (não ferro-magnetico), a queda é mais lenta do que em ambiente isolante. O que ocorre são aplicações das leis de Faraday e de Lenz. Onde ao passar pelo tubo de cobre o imã provoca um campo magnético e cada anel do tubo de cobre se comporta como uma espira de uma bobina ou indutor, de forma que o imã descendo gera uma força eletromotriz