Atps Completa Termodinamica
Desafio
O estudo de máquinas térmicas constitui um dos pilares da termodinâmica, devido à sua grande importância prática, como por exemplo, no desenvolvimento de turbinas e motores, dos mais variados tipos. Dentre esses, os motores de combustão interna, utilizado em automóveis, são amplamente estudados para o desenvolvimento de novas tecnologias, que permitam um maior rendimento. Esses motores operam em ciclos termodinâmicos o que motiva o estudo dos processos termodinâmicos a ele inerentes tais como combustão, injeção e exaustão.
Objetivo do Desafio
O desafio é estudar o funcionamento de um motor de combustão interna, presente em um automóvel. Este desafio é importante para que o aluno adquira uma sólida base conceitual dos processos termodinâmicos, capacitando-o a aplicar a teoria estudada em sala de aula para o desenvolvimento de qualquer outro projeto relacionado ao mesmo assunto.
ETAPA 1
Definição e Conceitos Fundamentais
Motor de combustão interna é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. O processo de conversão se dá através de ciclos termosexanicos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
São considerados motores de combustão interna aqueles que utilizam os próprios gases de combustão como fluido de trabalho. Ou seja, são estes gases que realizam os processos de compressão, aumento de temperatura (queima), expansão e finalmente exaustão.
O sistema de refrigeração de um motor de combustão interna impede o sobreaquecimento, mas o seu funcionamento no motor dependera do fluido e estes podem ser divididos em Água, Ar ou Óleo.
Enquanto o motor não atinge sua temperatura ideal de funcionamento, o líquido de arrefecimento circula