TERMODINAMICA 2
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Alan Ricardo de Carvalho Pereira
RA:3730719093
Charles William Fernandes Silva
RA:3708609372
Diego de Oliveira
RA:3705594480
Diogo José Koga
RA:4617888688
Fernando Rodrigues da Silva
RA:4423604804
Jônata Lucas Lobato Miranda
RA:4211813446
Marcos Aurélio Neves dos Santos
RA:5861162690
Professor orientador:
Fernando Kublai Hung Miranda
Anhanguera Educacional
APLICAÇÃO DA TERMODINÂMICA NO ESTUDO DE UM MOTOR
Resumo
Nesta ATPS abordaremos o estudo da termodinâmica com enfoque no funcionamento de um motor, seu sistema de arrefecimento, sua relação com o combustível e eficiência.
Palavras-Chave: Termodinâmica, arrefecimento, motor, veículo. abstract In this ATPS approach the study of thermodynamics focusing on the operation of an engine, your cooling system, its relation with the fuel and efficiency.
Keywords: Thermodynamics, cooling, motor vehicle.
1. ETAPA 3
Das duas leis da termodinâmica, a segunda tem maior aplicação na construção de máquinas e utilização na indústria, pois trata diretamente do rendimento das máquinas térmicas.
A segunda lei da termodinâmica ou segundo princípio da termodinâmica expressa, de uma forma concisa, que "A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo".
Mais sensivelmente, quando uma parte de um sistema fechado interage com outra parte, a energia tende a dividir-se por igual, até que o sistema alcance um equilíbrio térmico.
A entropia é uma grandeza termodinâmica que mensura o grau de irreversibilidade de um sistema, de um sistema termodinâmico. Em acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, e por tal em energia térmica, mas energia térmica não pode ser completamente convertida em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em