Planeje sua carreira ainda na faculdade
13 dez 2013
A melhor hora para pensar sobre a sua carreira é ainda na faculdade. Planejamento profissional, financeiro e de vida deveriam estar na grade curricular de qualquer curso, mas como estas coisas não são faladas nas salas de aula, gostaria de compartilhar a importância de ter um plano profissional. A primeira coisa que ouço quando digo isso para estudantes é: “mas eu nem sei o que vai acontecer no ano que vem, como posso fazer um planejamento de longo prazo?”.
Com esta barreira, a maioria das pessoas nem para pra pensar no que quer. E, pior, algumas pessoas não percebem que, ao não criarem expectativas, correm o risco de frustrar-se depois. É fundamental você saber o que quer… e não economize nos seus sonhos: queira sempre o melhor pra você! Dois pontos importantes para quebrar esta barreira e montar o seu plano:
1) O plano existe para que você tenha um direcionamento. Ele pode e deve mudar de acordo com as circunstâncias. Ajustes e desvios de rota são fundamentais para se adaptar ao que for necessário.
2) Se não conseguir fazer um plano de longo prazo, faça pelo menos um plano com objetivos claros para o próximo ano, afinal, o tempo passa voando! Pode arrumar um estágio, aprimorar o Inglês, fazer um curso de férias relacionado a sua área de interesse, etc.
Iniciar o seu planejamento profissional não é uma tarefa fácil porque você ainda está começando e não sabe bem do que vai gostar de fazer de verdade. Mas tem muitas coisas que você pode fazer como, por exemplo: preocupar-se em conhecer todas as áreas de interesse que conseguir por meio de estágio, buscar meios de relacionar-se com profissionais que já atuam há um tempo, pesquisar etc.
Pode parecer um pouco complicado, mas se tiver dúvidas, procure informações ou mesmo ajuda de profissionais especializados em orientação de carreira. Não é nenhuma vergonha procurar apoio para tirar suas dúvidas e evitar ter frustrações lá na sua trajetória de carreira.
Orientação