RESPOSTAS QUESTIONARIOS 03 E 04
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Técnicas Retrospectivas e Patrimônio Cultural – 2015.1
Professora Msc. Taise Costa de Farias
Data de entrega: 07/04/15
Aluna: Aparecida Caetano Coimbra 12001921 - ARQ071
Respostas questionário 3.
01- Qual é o ponto central do discurso de Camillo Boito, que se faz presente no texto? Explicar minuciosamente.
O ponto central é que deve-se fazer o possível e o impossível para conservar o monumento o seu velho aspecto artístico e pitoresco, e sendo necessárias as intervenções, elas se não puderem ser evitadas devem demonstrar a intervenção sem que perca a autenticidade de sua história, onde o fruidor ao observar possa identificar sem que seja enganado. Para ele é preciso amar e entender o monumento sobre o qual se trabalha, o que mostra o quão sensível do ponto de vista estético deve ser o restaurador.
02- Como o autor classifica os três tipos de restauro? Explique cada um. Qual mais se aproxima do pensamento de Ruskin? Qual mais tem relação com a teoria de ViolIe-le-Duc? Qual não se vê presente no discurso de nenhum dos dois teóricos?
Restauração arqueológica que deve ser realizada nos monumentos da antiguidade pré-clássica e clássica (Anastilose – Elementos de passagem).
Restauração pictórica que deve ser feita nos edifícios medievais (Pátina)
Restauração arquitetônica é aquele que trata das obras que Boito denominava “modernas”, que deve ser feita nos edifícios do Renascimento.
A que mais se aproximava com o pensamento de Ruskin era a restauração arqueológica. Porque assim como Ruskin, para ele é importante deixar a evidente marca do tempo, nunca se altera a autenticidade a história da edificação.
Com Viollet – le – Duc era a restauração arquitetônica, porque deve o restaurador conhecer os aspectos formais e técnico-construtivos, basear-se em estudos documentais, observação e levantamento métricos do edifício, pois reconhecia a necessidade de preencher as lacunas com um mínimo contraste, o