ATPS ANA EMILIA
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange M. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2011. (Lido em 25 de Março de 2013).
Livro texto PLT 207, BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lurdes Trassi. (Lido em 10 de Abril de 2013).
Livro: A evolução Psicológica da Criança, WALLON, Henri; com introdução de Émile Jalley; tradução Claudia Berliner; FONTES, Martins; 2° tiragem 2010.
Etapa 3
Educação como aquisição de novos comportamentos, Teoria da Gestalt,
Freud, Piaget, Vygotsky
Analisando as nossas entrevistas, percebemos que nossas professoras entrevistadas se preocupam em ter um bom relacionamento com seus alunos, baseado no diálogo, respeito e cooperação entre todos. Cada uma tem o seu método de aprendizagem, podemos notar o conceito de Vygotsky, onde o foco é na interação, no contato com o outro e com o meio, nas trocas de ideias e na organização do conhecimento.
O papel do professor é de mediador, um colaborador da criança hoje, para que ela possa realizar suas atividades e ações amanhã sozinhas, construindo o seu próprio conhecimento.
Observamos também o conceito de Piaget, a criança vai vivenciando, experimentando as coisas e aprendendo com elas, desenvolvendo e trabalhando a memória, a percepção, a linguagem, de acordo com a sua faixa etária. O papel do professor é de observar, procurar o saber, o conhecimento e os interesses desses alunos, criando situações para que ele chegue até o mesmo e evolua cada vez mais.
Algumas vezes, o método usado pela instituição não oferece resultado, cabendo ao professor adequá-lo a sua realidade em