Filme Tempos Modernos
Tempos Modernos de Charlie Chaplin retrata o período da Grande Depressão nos Estados Unidos, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem. De acordo com o filme, esses foram tempos de desemprego em massa, miséria e fome que ocorreu devido uma iniciativa privada que se tornou um momento histórico denominado de Revolução Industrial, retratando os efeitos desse novo momento histórico sobre a sociedade da época, ou seja, retrata um momento em que as maquinas passam a ter mais valor do que valores humanos.
2.Quais as ameaças impostas aos trabalhadores as quais o personagem de Chaplin fica exposto?
Ficou exposto a perder o valor como trabalhador, sendo substituído por uma máquina, sofrendo consequentemente desvalorização da Indústria, que estava substituindo trabalho braçal por maquinas que não necessitavam de saúde, salário e capacitação. Ou seja, as indústrias estavam se adaptando a uma forma nova e mais eficiente de trabalho, aumentando seus lucros. Que fez com que Chaplin visse e sentisse que os valores como humanidade e solidariedade, aos poucos estavam sumindo devido ao modelo de vida moderna vigente.
3.Como é retratada a classe trabalhadora no filme?
A classe trabalhadora é retratada como uma simples máquina sem nenhuma emoção humana, sem sonhos, sem desejos, sem direitos a outras características do ser humano, de acordo com o filme é um trabalhador alienante, sem capacidade de pensar, questionar e ser criativo. Ou seja, os trabalhadores são tratados como máquinas, restrita a condutas, códigos e horários pré-estabelecidos, sendo vistos apenas como objetos.
4.Qual sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?
O filme apesar de ter um fundo humorístico apresenta uma crítica á Revolução Industrial. Critica um trabalho desumano com jornadas de trabalho de 12 a 16 horas por dia, além dos maus tratos, baixos salários, insegurança, pouca