DESENVOLVIMENTO HUMANO
PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre,2008
O Jovem Adulto
Desenvolvimento Físico no Jovem Adulto
Os adultos jovens geralmente acham suas capacidades físicas e boa saúde algo normal. Mas é na idade adulta jovem que se assenta a base para o funcionamento físico de todo o restante da vida. O que os jovens adultos comem, o quanto são fisicamente ativos, se fumam, bebem ou utilizam drogas - todos esses fatores contribuem muito para a saúde e para o bem-estar no presente e no futuro. (p. 517)
A maioria dos jovens adultos norte-americanos tem boa saúde. Muitos nunca ficam gravemente doentes ou incapacitados, e a maioria maciça não sofre de problemas ou de deficiências crônicas. Quando os jovens adultos ficam doentes, geralmente é por um resfriado ou por outra doença respiratória, da qual se livram com facilidade. (p.517)
Uma vez que a maioria dos jovens adultos é saudável, não é surpreendente que os acidentes são a principal causa de morte para norte-americanos de 25 a 44 anos. A seguir vem o câncer, depois a doença cardíaca, seguidos pelo suicídio, pela AIDS e pelo homicídio (Hoyert, Kochanek e Murphy, 1999). As taxas de mortalidade para jovens adultos diminuíram, assim como as taxas de mortalidade para todas as demais faixas etárias, exceto os idosos mais velhos, de mais de 85 anos (Hoyert et al, 1999). O câncer, a doença cardíaca e os derrames estão diminuindo (Hoyert et al., 1999; USDHHS,1999b; Wingo et al., 1999). Por outro lado, um número muito grande de adultos – inclusive adultos jovens - têm excesso de peso, não são suficientemente ativos e apresentam comportamento prejudicial à saúde.”(p.517)
Em um estudo com 7 mil adultos de 20 a 70 anos, a saúde estava diretamente relacionada com diversos hábitos comuns: fazer refeições regularmente, inclusive o café da manhã, sem fazer lanches; comer e praticar