Atps Alfabetiza O E Letramento
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
JENIFER DA SILVA- RA 7373576828
JÉSSICA DE SOUZA REINHARDT – RA 7980695907
JULIA MARIA CARDOSO MATTOS –RA 9978020790
Atividade Prática Supervisionada(ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina ¨Letramento e Alfabetização¨, sob orientação do professor-tutor à distância Profª Kate Oliveira Kumada e do professor-tutor presencial Profª Márcia Moura Campelo.
Pelotas, 05 de Novembro de 2014.
INTRODUÇÃO
O ato de ler e escrever deve começar à partir de uma compreensão abrangente do ato de ler o mundo , coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra.
A alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar e , para aprender a ler e escrever , o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual , ele precisa compreender não só o que a escrita representa , mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
Ler é conhecer!
COMO FOMOS ALFABETIZADAS:
Durante muito tempo , acreditou-se que , primeiro , os educandos deveriam conhecer as letras , saber juntá-las , relacioná-las com a pauta sonora , saber pontuação , regras gramaticais , etc.
Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita , ou seja , com a elaboração e compreensão dos textos.
O aluno era considerado apenas como um receptor de mensagem. E, assim , fomos alfabetizadas , com o ensino cartilhado.
Sabíamos pouco até entrarmos na escola mas tínhamos em comum a curiosidade e grande vontade de descobrirmos o mundo da leitura e da escrita.À medida que íamos aprendendo , as aulas tornavam-se mais interessantes e como a maioria das crianças , isso era a motivação para aprendermos cada dia mais. Mas o que aprendíamos não era relacionado com nossa vida fora da escola.
DIFERENÇAS E/OU SEMELHANÇAS ENTRE OS MÉTODOS DE ENSINO
Métodos Sintéticos (alfabético, silábico, fônico)
Proposta:
Progressão de unidades menores (letra, fonema,