pesquisa e pratica pedagogica 2014
Para Pierre Nora é “a memória, ou conjunto de memórias, mais ou menos conscientes de uma experiência vivida ou mitificada por uma comunidade, cuja identidade é parte integrante do sentimento do passado".
2- Um momento um fato vivido, um conhecimento adquirido ou uma experiência é transmitido à partir de uma narrativa.O narrador resumindo e relatando a respeito de crenças populares, transmiti a mensagem com veracidade, sendo às vezes em forma de conselho ao receptor em questão.Essas informações são repassadas por meio de estudos, diálogos informais, etc, sendo transmitidas de geração para geração, proporcionando diversas interações e influências. Com o passar do tempo as narrativas orais ganham cada vez mais um fundamento teórico, devido às superstições, experiências vividas ou contadas e crenças das mais variadas origens.
3- É através dos meios de comunicação, como, rádio, televisão, internet, jornais, livros, teatro, filmes, revistas ou até mesmo por meio de religião, que as crenças populares ganham vida e se materializam na sociedade, se adequando as diferentes sociedades e meios.
Foi na mitologia grega, que surgiu a lenda do lobisomem, onde um homem se transforma em lobo em noites de lua cheia, voltando a sua forma de homem ao amanhecer, havendo muitas variações dentro e fora do Brasil.
4- Os signos e significados se estabeleceram através das convenções lingüísticas. A comunicação é transmitida através da música, placas, símbolos, gestos, ícones, olhares, arte, sendo ampliada pela escrita. Foi no século XV, com a chegada da escrita, que a comunicação foi difundida tornando-se pilar das sociedades. A comunicação vem se modernizando nos últimos 50 anos de forma grandiosa.
A escrita facilita a