ATPS DE LETRAMENTO E ALFABETIZA O
UNIDERP
Letramento e Alfabetização
Juazeiro- BA
Alunas: Maria Lucélia Conceição da Luz RA: 7989740361
Maria Helena Cavalcante da Silva RA: 421859
Roberta Marques Barbosa RA: 438042
Simone Batista da Silva RA: 439764
Letramento e Alfabetização
Sumario
1.Introdução
2. O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO
3.
Introdução
O objetivo do trabalho é destacar a importância do professor trabalhando com maior frequência a oralidade com seus alunos. Realizar leituras individuais, compartilhadas, enfim, que ele (o professor) descubra uma maneira de despertar com que as crianças vejam a importância de trabalhar a leitura e seus diversos gêneros textuais dentro da sala de aula.
É destacada também a importância do trabalho de leitura e escrita de textos no processo de alfabetização. De fato, não mais se admite pensar em alfabetização como simples aquisição de um código de tradução e produção de sinais gráficos. A literatura acadêmica tem respaldado uma mudança de enfoque no que se refere aos modos de ensinar a leitura e a escrita, recomendando uma integração, desde as fases iniciais, entre atividades de reflexão acerca do sistema de escrita alfabético e o contato intenso com a produção e leitura de textos diversificados.
O QUE SIGNIFICA ESTAR
ALFABETIZADO?
Estar alfabetizado é nos dias de hoje não apenas saber ler e escrever, ou seja, decifrar códigos. Significa conferir significado e sentido às funções sociais atreladas à escrita. Quando falamos que uma criança está inteiramente alfabetizada, queremos dizer com isso que ela é hábil a compreender diversos tipos de grafia, que ela tem um repertório amplo e habilidades para relacionar-se em um meio social determinado. A aquisição da escrita não requer o desenvolvimento do entendimento, mas, facilita o uso da multiplicidade da escrita. Durante alguns anos, acreditou-se que a criança deveria conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las sonoramente etc. Só depois poderia começar com a linguagem