ATPS - adm
Conceito de investimento
O termo investimentos é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, originário do campo econômico, com grande importância para as organizações: é a utilização de recursos no tempo presente, para criar mais recursos no futuro, ou seja, com expectativas de lucros ou receita futura. Em todo o campo econômico o investimento se faz através de aplicações de capital em meios de produção no campo empresarial, esperando assim o aumento significativo da produção por meio daquele investimento. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
Quando se faz um projeto de investimento através de uma aplicação de fundos durante certo período de tempo, se pensa numa positiva forma de maximizar os lucros da empresa. Portanto essa aplicação de fundos pode ou não gerar rendimento, o projeto se torna então um negócio para a implementação de meios lucrativos para a organização, conforme a avaliação relativa às alternativas de investimento que podem aumentar o capital ou diminui-lo, é necessário então que se faça um planejamento bem eficaz, contando com previsões positivas e negativas, levando em consideração as taxas não fixas do mercado, inflação, cotação de dólar, taxa de cambio entre outros, depende é claro, do tipo de investimento, que pode abranger mercado interno e externo.
Existem três principais fases para a criação do projeto e a partir delas se avança para a execução do mesmo, abaixo:
1 - Identificação das oportunidades: Identificar o projeto é a primeira coisa a se fazer e a mais importante. É necessário identificar todas as possíveis oportunidades, avaliar se serão eficientes e escolher aquela que mais indica certeza de sucesso.
2 - Preparação: Depois de identificar as oportunidades podemos começar a é necessário preparar a estratégia e formular todas as variantes do projeto.
3 -