Principais queixas durante a gestação
A gestação é um período de intensas mudanças no organismo da mulher. Muitas vezes, estas alterações causam manifestações que podem ser encaradas pelas gestantes como doenças quando na verdade fazem parte da fisiologia gestacional. Cabe ao profissional de saúde, por meio do acompanhamento pré-natal adequado, esclarecer, orientar e tranquilizar a gestante quanto aos sintomas e sinais próprios da gestação normal.
O acolhimento adequado em conjunto com uma avaliação pormenorizada de suas queixas, fazem com que a gestante sinta-se segura neste período de tantas novidades e incertezas. Saber que a maioria destes sintomas é passageira e que tente a melhorar com mudanças de hábitos, sem necessidade de medicações, tranquiliza a gestante e a fortalece para seguir em frente na sua nova jornada.
As principais queixas durante esse período são:
Náuseas e vômitos:
São comuns no início da gestação. Quando ocorrem no final da gestação podem estar associados a doenças importantes, devendo ser sempre comunicado ao seu médico.
As orientações para a gestante são as seguintes: fracionar a dieta (comer mais vezes e menos a cada vez), evitar frituras, gorduras e alimentos com cheiro forte ou desagradável; evitar líquidos durante as refeições e ingeri-los de preferência nos intervalos.
Quando os sintomas forem muito frequentes o médico irá avaliar a necessidade do uso de medicações.
Pirose - azia – queimação:
É comum a partir do segundo trimestre da gestação. Geralmente melhora com dieta fracionada, diminuindo as frituras, café, chá, pimenta, chimarrão, álcool e fumo.
Medidas gerais como não deitar após as refeições e elevar a cabeceira do leito também são benéficas.
A critério médico, a gestante poderá fazer uso de medicamentos.
Sialorréia - excesso de saliva:
Muito comum no início da gestação, orienta-se deglutir a saliva e seguir mesmo tratamento indicado para náuseas e vômitos.
Fraquezas e desmaios
Podem acontecer após mudanças