atps 1 d civil
Contratos estão presentes na nossa vida em todos os negócios jurídicos que celebramos. O que a maioria da população não sabe é que esse compromisso assinado por ela não é brincadeira e pode gerar conseqüências no futuro. Exemplos de contratos comuns: Empréstimos, crediários, aluguel, compra e venda de automóveis, imóveis e outros.
b) Quais eram os objetos, os agentes e a forma do contrato?
O objeto dos contratos eram entrega de um valor (valor em dinheiro, em mercadorias), móveis e imóveis (lícitos). Os agentes com capacidade plena (agente capaz). A de forma prescrita ou não defesa em lei.
c)Como foi a negociação?
A negociação normalmente é feita de maneira simples, pois normalmente os contratos já estão pré estabelecidos. (um grande erro que grande parte das pessoas cometem é assinar o contrato sem analisá-lo com calma, e só depois de celebrado o mesmo que percebem que não era bem aquilo que se queria). A etapa de negociação é o momento oportuno para se concordar ou discordar com as clausulas.
d)Quais dificuldades foram encontradas?
Normalmente as dificuldades vem somente depois que o contrato foi celebrado, mas durante a negociação nenhuma.
e) Quais as peculiaridades do caso?
A maioria desses contratos “prontos" os clientes estão precisando muito celebrar o contrato, o que faz com que eles aceitem muitas vezes clausulas que não concordam, vindos muitas vezes em forma de juros altos.
f) Se já foi enganado ao celebrar um contrato?
Nunca fui enganado, porem no mundo jurídico também existem pessoas de má fé, portanto todo cuidado é necessário.
g) Se sabe o que é fraude contra credores. A maioria das pessoas não sabe o que é, pois seria má fé. Quando se celebra um contrato espera-se que nenhum dos dois lados estejam agindo de forma intencional ao dolo.
h) Se sabe o que é prescrição e decadência?
A maioria das pessoas desconhecem, como na questão anterior, quando se celebra um contrato