Chás e seus benefícios
Erva-doce (Pimpinella anisum)
A erva-doce, é uma planta medicinal, também conhecida como Anis ou Funcho, muito utilizada no combate de doenças como dispepsia, dor de barriga ou artrite.
Para que serve
Dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.
Propriedades
As propriedades da erva-doce incluem sua ação expectorante, tônica, cicatrizante, calmante, diurética, sudorífica, galactagoga, antiespasmódica e antidispéptica.
Modo de uso
A parte utilizada da erva-doce é o seu fruto seco.
•Chá de erva-doce: Colocar 1 colher de erva-doce numa xícara e cobrir com água fervente. Deixar esfriar, coar e beber a seguir. De 2 a 3 vezes ao dia após as refeições.
Efeitos colaterais
Não foram encontrados efeitos colaterais da erva-doce.
Contraindicações
A erva-doce está contraindicada em grávidas e pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite.
Erva cidreira (Melissa oficinalis)
A Erva-cidreira é uma planta medicinal, também conhecida como Cidreira, Citronete e Melissa, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos
Para que serve
A Erva-cidreira serve para ajudar no tratamento de nervosismo, agitação, problemas digestivos, distúrbios do sono, herpes, catarro, palpitações, vômitos enxaquecas, dor de cabeça, arrotos e flatulência.
Propriedades
As propriedades da Erva-cidreira incluem sua ação calmante, antiviral, anti-espasmódica, sudorífera, anti-inflamatória e antibiótica.
Modo de uso
As partes usadas da Erva-cidreira são suas folhas frescas ou secas, para fazer chás, infusões ou para fazer aromaterapia e temperar comidas.
•Infusão de erva-cidreira: Adicionar 3 colheres (de sopa) de folhas da erva-cidreira numa xícara de água fervente, deixar repousar 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras por dia.
Benefícios do chá