atos e fatos
Disciplina: Contabilidade Introdutória I
Professora: Elisangela Stefani
TEMA 2: Atos e Fatos Contábeis
PARTE 1: Atos Contábeis
Esta aula tem por objetivo analisar, de forma clara e didática, os acontecimentos que têm influência no Patrimônio de uma entidade, introduzindo as bases do pensamento necessárias para o domínio da técnica do lançamento contábil.
Primeiramente vamos conhecer e entender o que são os Atos Administrativos. Também conhecidos como Atos Contábeis, são eventos, ou acontecimentos, que ocorrem em uma empresa (azienda) que têm por característica NÃO ALTERAR seu patrimônio, nem seu tamanho, nem sua composição. São exemplos as garantias, as consignações, as custódias e as cobranças de títulos de terceiros.
Vamos procurar entender o que os Atos Contábeis significam partindo de uma situação hipotética. Imaginemos que um de nós (digamos que o Jose), chegue a determinada cidade e precise alugar um apartamento para morar com a família. Imediatamente, para assinar o contrato de aluguel, o Jose precisará de um fiador. Digamos que ele procure o cunhado (sempre o cunhado!) para que seja o fiador, e que ele (cunhado) aceite. Vamos analisar o que aconteceu nessa situação:
1º - Quando o cunhado assinou o contrato de locação, como fiador, aconteceu algo em seu patrimônio? Ele teve que pagar alguma coisa? Não. Naquele momento não aconteceu nada.
2º - Aconteceu apenas que SE ocorresse o não pagamento do aluguel por parte do locatário (Jose), o cunhado (fiador) passaria a ter a obrigação de pagar o aluguel.
3º - E então, quando aconteceu de o cunhado ter que pagar a dívida do Jose? Nunca, pois felizmente o Jose sempre pagou o aluguel em dia, até o momento em que entregou o imóvel ao proprietário.
4º - E se não houve nenhum efeito no patrimônio do cunhado (fiador), o que aconteceu? Aconteceu apenas um ATO contábil, que é um evento que ocorre SEM efeito no patrimônio.
PARTE 2: Fatos Contábeis
Vimos que os atos contábeis