Atos E Condi Es Inseguras
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho
1º Semestre 2015
Atos e Condições Inseguras
Turma: B
Turno: Noite
Período: 9º
Jéssica dos Santos Giembra;
23/06/2015
CONDIÇÕES INSEGURAS
Local de trabalho com aglomeração de óleo diesel. Um risco para quem trabalha ou passa no local ocasionando escorregamento e aumentando o risco de acidentes de trabalho.
Local de trabalho onde peças são içadas por talhas para a lavagem de peças, sendo o funcionário exposto além das névoas e neblinas químicas. Pose-se observar como agravante a carga suspensa por meio de um cabo de aço rompido, uma “perna” inteira como mostra a foto acima.
1
Funcionário realizando a limpeza de um leito de secagem cheio de borra oleosa, condição isegura por meio da altitude e local escorregadio. Sendo que essa operação deve-se fazer por meio de um caminhão de sucção a vácuo sem a utilização de mão de obra humana.
ATOS INSEGUROS
Utiliza-se desengraxante, solvente e diesel para a limpeza das peças com uma VAP em alta pressão abastecida com querosene. Onde tem a formação de névoas/neblinas tóxicas. Onde se faz necessário o uso de EPI, como a jaqueta de proteção contra umidade e máscara. Funcionário não está respeitando o uso da EPI.
1
Funcionário não usando o EPI (óculos de proteção e máscara) para fazer a lavagem de peças em alta pressão que libera névoas e neblinas tóxicas. Proporcionando um ato inseguro para seu trabalho, com risco de acidentes.
Funcionário fazendo lavagem de uma locomotiva não utilizando os EPI’S necessários como óculos de proteção e cinto protetor anti-queda, além da jaqueta protetora. Gerando um risco para a sua saúde e aumentando probabilidades de acidentes.
OBS: Fotos tiradas pelo próprio autor na empresa onde se realiza seu estágio.
1