aton
Historia referente a o rei egípcio:
Há mais de três mil anos, todas as divindades egípcias foram substituídas por um deus único, Aton, o disco solar irradiante, símbolo da vida, do amor, da verdade, arruinando o clero todo-poderoso de Tebas.
Aton é um rei egípcio, pouco se conhece sobre ele, mas seria uma segunda forma na qual você pode conhecer como Amon, Atum-Rá, Tem,Temu, Tum e Atem.
O faraó Akhenaton proibiu aos antigos a cultuar outros reis, escolhendo somente Aton. Por todo o seu reinado o povo tentou apagar seu registro da história.
Akhenaton era filho do faraó Amenhotep III, um dos mais poderosos e populares governantes da décima-oitava dinastia egípcia. Quando o seu pai morreu, Akhenaton (Aton) subiu ao trono como Amenhotep IV. Casou-se com Nefertiti e com ela teve seis filhas.
Por toda sua história, o povo Egípcio adorara muitos deuses, entre eles o deus-sol (Aton). Amenhotep declarou que acreditava ser Aton o único Deus todo-poderoso do universo e que todas as pessoas deveriam adorar somente ele. O faraó adotou o nome Akhenaton (Aquele que é útil a Aton) e transferiu a capital do Egito de Tebas para Akhetaton (”Horizonte de Aton”), cidade que construiu à margem oriental do rio Nilo. Hoje, o lugar é conhecido como El-Amarna.
Aton nasceu em 1382 A.C, assumiu seu reinado em 1391 com nove anos, reinou apenas 38 anos e logo morreu com 47 anos em 1335. Aton no seu período de reinado construiu uma cidade no deserto, para ser o centro do seu culto.
Segundo filho de Amenhotep III com Tiya, o faraó Akhenaton é considerado, por uns, como visionário, revolucionário e idealista; por outros, apenas como herético.
Saites: Wikipédia, Historia.com. br, Historia viva, São Francisco, Veja.com, www.dec.ufcg.edu.br.
Horas: 6h40-6h35-7h09-7h05-5h30.