Atletismo básico
Prof. Douglas Flesch Cygainski 2010
Corridas
Conceito: É uma sucessão de saltos com progressão horizontal. Possui uma fase aérea maior ou menor dependendo da velocidade de progressão. Os sucessivos impulsos fazem com que qualquer elemento ao progredir horizontalmente observe seu contato com o solo, ou seja, quanto maior a velocidade menor será o contato do calcanhar com o solo. Partindo da posição estática, com pés unidos poderemos avaliar toda a performance técnica de um indivíduo.
Ao caminhar observamos que em primeiro lugar realizamos o deslocamento do centro de gravidade provocado por vários grupos musculares. Este sistema provoca sucessivos apoios dos pés sobre o solo de maneira alternada, porém em nenhum momento ocorre a perda do contato com o mesmo.
O ciclo de deslocamento na caminhada é realizado por calcanhar, planta do pé e ponta dos pés. A medida em que se aumenta a velocidade desta caminhada aumenta também o ciclo de contatos com o solo. Quanto mais rápida a caminhad se passará à fase da corrida. A acentuada posição do calcanhar, na caminhada, passa na corrida lenta a ter menor projeção.
Ao realizarmos uma corrida lenta ocorre o contato de todo o pé com o solo (pé chapado). À medida que aumentamos a o contato do calcanhar com o solo. O ciclo da fase aérea entra em ação, provocado pela série de impulsos gerados pela ponta do pé.
Nas provas de velocidade, por exemplo, a utilização da ponta dos pés é gra freqüência das passadas deverá ser intensa.
Ângulo do Corpo: O ângulo em que o corpo se coloca durante a corrida é uma característica natural porque à medida que o corredor acelera a passada, corpo começa a se inclinar à frente, em uma tomada natural de equilíbrio. Para encontrar o ponto ideal da inclinação do corpo, devereta, formada pela que está atrás (perna de apoio posterior), o tronco e a cabeça. Na maioria dos casos, isso ocorre quando os olhos enfocam um ponto a certa distância