fichamento bibliografico
Introdução.
O Atletismo é um esporte que na maioria das vezes é negligenciado na Ed. Física escolar. Os motivos que levam a essa informação são vários, de acordo com Lencina (1999, p. 78) “ os professores da rede escolar de Santa Maria apontam a falta de infra- estrutura física das escolas como um dos principais motivos pelos desinteresse em trabalhar o atletismo nas aulas de Ed. Física.”
Hierarquicamente o futebol tem maior relevância no mundo dos esportes, sendo uma prática esportiva e social, conforme afirma Ramos ( 1984, p 48 ) “ o futebol será um esporte como as demais. Apaixonar-se emerge de sua fetichização. Atribuem-lhe um valor inexistente para utilizá-lo como instrumento de despolitização”.
Pode-se afirmar que nesta classificação cultural esportiva e social dos esportes, o atletismo figura entre as últimas posições.
Esse aspecto deve ser atribuído sobre duas visões: a primeira referindo-se as possibilidades que teria o atletismo se posuíse maior espaço na cultura esportiva, o que despertaria um interesse, um “gosto popular”.Para Singer (1986,p.186) “ a popularidade de um certo esporte em uma sociedade em particular pode influir sobre as atitudes e preferências da juventude”.
E a segunda refere-se a primeira e se relaciona com o fato do atletismo ser pouco reconhecido em termo de espaço ou seja, incentivos e apoios, oportunidades e trabalhos desenvolvidos, tanto no meio escolar quanto em qualquer outro lugar.
Assim a modalidade de atletismo é normalmente “deixado de lado”, pois ensiná-lo, torna-se um processo dramático conforme Kunz ( 1998,p23). O mesmo autor ainda afirma “ os alunos preferem mil vezes, brincar com a bola, do que saltar em altura, distância ou arremessar ou se “matar” numa corrida de quatrocentos metros”
Kunz (1998,p23) completa dizendo:
A preferência por atividades jogadas não está somente na falta de ludicidade como apresentam as chamadas “provas de atletismo”, mas na maioria