Atlas De Disseca O Do C O
GUIA PARA
A DISSECÇAO
DOCAO
,.",
~r
,.",
TERCEIRA EDiÇÃO
EVANS & de LAHUNTA
INfRODUÇAO
A anatomia é o estudo da estrutura e a fisiologia é o estudo da função. Estrutura e função são inseparáveis como a base da ciência e a arte da medicina. A anatomia deve conhecer primeiro determinadas partes do corpo, para que a fisiologia possa apreciar como essas funcionam. A anatomia macroscópica é o estudo das estruturas que podem ser dissecadas e observadas a olho nu, ou com o auxílio de lupas, e constitui o tema principal deste livro.
A anatomia de uma região com relação a outras regiões do corpo é designada como anatomia topográfica. A aplicação prática do conhecimento em anatomia no diagnóstico e no tratamento de condições patológicas denomina-se anatomia aplicada. O estudo de estruturas extremamente pequenas, que para serem vistas requerem o emprego de microscópio, refere-se à anatomia microscópica. A observação detalhada de estruturas só é possível por meio do microscópio eletrônico e constitui a anatomia ultra-estruturaI. Quando um animal adoece ou alguns de seus órgãos funcionam de modo impróprio, a alteração do estado normal é estudada pela anatomia patológica. O estudo do desenvolvimento do indivíduo desde o oócito fertilizado até o nascimento é realizado pela embriologia, e aquele do zigoto até a fase adulta, pela anatomia do desenvolvimento. A teratologia representa o estudo do desenvolvimento anormal.
ETIMOLOGIA MÉDICA E
NOMENCIATURAANATÔMICA
O estudante de anatomia confronta-se com uma variedade desconhecida de tern10S e nomes de estruturas anatômicas. Logo, uma interpretação melhor da linguagem empregada em anatomia faz com que o estudo seja mais compreensível e interessante. Para a publicação de trabalhos científicos e a comunicação entre profissionais, o conhecimento da terminologia anatômica é uma necessidade. Com o intuito de assegurar o entendimento dos termos anatômicos básicos, um dicionário médico deve estar acessível e ser consultado