Esqueleto apendicular
Esqueleto apendicular http://www.imagingonline.com.br/ Esse capítulo enfoca os ossos que formam os esqueletos apendiculares superiores, inferiores e seus respectivos cíngulos.. No final do capítulo, encontras-se um mini-atlas e exercícios de memorização a partir de desenhos.
Figura – Ilutração comparative entre os membros. Observe que há correspondências entre os ossos de cada segmento corpóreo nos membros. Fonte: TESTUT ,L. Tratado de Anatomía Humana. Barcelona: Salvat, 1947, tomo I, pp. 495.
Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi Apoio: Instituto de Imagem em Saúde - CIMAS 15/10/2010
Esqueleto apendicular
4.1 ESQUELETOS APENDICULARES E CÍNGULOS
Os esqueletos apendiculares superior e inferior são constituídos por uma parte fixa no esqueleto axial, o cíngulo e; uma parte livre.
4.2 CÍNGULO DO MEMBRO SUPERIOR
Formado pelos ossos escápulas e clavículas, fixam o esqueleto apendicular superior no esqueleto axial. O cíngulo do membro superior (ou cintura superior) possui grande liberdade de movimento, fundamental para direcionar a mão no espaço.
- Clavícula: osso par, alongado, de fácil identificação devido a sua localização próxima ao subcutâneo. Localizados na parte anterior e superior do tronco, na base do pescoço. A clavícula se articula com o esterno é com a escápula, sendo o único meio de ligação direto entre o esqueleto apendicular superior e o esqueleto axial. As clavículas protegem o feixe vasculonervoso que se direciona para os membros superiores, serve de fixação muscular e mantém o membro superior em posição, suspendendo-o.
- Escápula: osso par, laminar. É um osso de fácil localização superficial, localizado na região superior e lateral do dorso. A escápula se articula com a clavícula e com o úmero diretamente. De maneira indireta, a escápula se articula com as costelas, separada destas pela musculatura do tronco.
4.3 PARTE LIVRE DO MEMBRO SUPERIOR
Constituída pelos ossos: úmero, rádio, ulna, carpais, metacarpais e