Resumo Torres
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR: BRUNO RUBIATTI
DISCIPLINA: GESTÃO PÚBLICA
RESUMO: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
Thalyta Teixeira Mota
DEZEMBRO/2014
TERESINA-PI
TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo. Fundamentos da Administração Pública Brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
O texto do Torres procura ressaltar as dificuldades burocráticas dos entes subnacionais, especialmente os municípios, que raramente dispõem de uma boa estrutura administrativa para elaborar, monitorar e revisar as peças orçamentarias, também chamar a atenção para a importância do orçamento na vida política e administrativa de determinado Estado como o plano das suas necessidades monetárias, em determinado período de tempo, exercendo grande influência na vida estatal e produzindo reflexos negativos na tarefa da consecução de suas atividades quando for deficiente ou mal elaborado.
É através do orçamento que se fixam os objetivos a serem atingidos pelo Estado. Por meio dele é que o Estado assume funções reais de intervenção no domínio econômico.O estudo do orçamento, desde sua origem, e principalmente de seus princípios auxiliará o administrador público a não cometer erros no momento da elaboração de sua proposta, ajudará o legislador a aprovar a proposta, que se tornará lei, influenciará o administrador na execução das metas e programas lançados na lei orçamentária e trará facilidades ao intérprete do direito no momento da análise da legislação orçamentária.
Como visto, com o tempo e as evoluções sociais, o orçamento deixou de ser um mero documento estático de previsão de receitas e autorização de despesas para se constituir em um documento dinâmico, solene, de atuação do Estado perante a sociedade, intervindo e dirigindo seus rumos. Mais do que isso! O orçamento deixou de ser instrumento de reivindicação da burguesia medieval e passou a ser um instrumento de