Ativos
A soma dos ativos tangíveis e intangíveis resulta no valor econômico de determinada empresa.
Os bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, entre outros.
Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos. É o que se convenciona chamar de "good will" e capital intelectual.
De acordo com o SFAC 5, parágrafo 63, citado por Hendriksen & Van Breda (1999, p. 388), um ativo intangível, para ser reconhecido deverá atender as mesmas condições de um ativo tangível, ou seja, devem: corresponder a uma definição apropriada; ser mensurável; ser relevante; ser preciso.
Os ativos intangíveis são de grande importância para as empresas, podemos observar isso com a valorização que ocorre nas empresas que utilizam-os com freqüência.
Esse argumento consiste no Resource-based view( Visão baseada em recursos). Os ativos intangíveis sobre o valor de uma empresa podem mudar por muitas razões, entre elas : o ciclo de vida da emrpesa e de um certo produto, em função do setor de atividade. Busca-se perceber como o ciclo de vida pode atingir as estratégias a cada tipo de ativo intangível e sendo assim o processo de criação de valor. Diversos ativos intangíveis influenciam o valor de certas empresas, isso depende da fase em que se encontram.
Outra evidência que comprova a importância dos ativos intangíveis é o (market-to-book ratio) crescimento do índice valor de mercado sobre valor contábil .
Esse crescimento está ligado à