Ativo E Sua Mensura O
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Os profissionais da contabilidade estão voltados na elaboração de informações úteis e precisas, que possibilitem aos usuários analisarem e utilizaram de uma maneira que surtam os efeitos desejados. E um dos principais pontos e o Ativo. No Ativo estão aplicados todos os recursos necessários para o crescimento das entidades.
Esse trabalho tem como finalidade expor as maneiras em que o ativo pode ser avaliado.
2 DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÃO DO ATIVO
Em se tratando de contabilidade o ativo é definido como os bens e direitos apresentados num determinado momento. Exemplos de ativo é a conta caixa, estoques, maquina, terrenos, veículos, etc.
Principais conceitos atribuídos por escritores
Segundo Sprouse & Moonitz (1962, ARS n. 3) “Ativo representam benefícios esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente passada”.
Já Martins (apud PEREIRA; REZENDE, 2003, p. 3) ressalta ainda que “itens como patentes, licenças especiais, direitos autorais e outros intangíveis também são considerados ativos pela definição. E tanto eles como todos os demais assim o são, não pela incorrência por parte da firma em qualquer custo para a sua obtenção, mas pela sua natureza de agentes de futuros resultados econômicos”.
Para Paton (apud IUDÍCIBUS, 1997, p. 124) “ativo é qualquer contraprestação, material ou não, possuída por uma empresa especifica e que tenha valor para aquela empresa”.
Canning (apud HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999, p. 283-284) define-o como “qualquer serviço futuro, em termos monetários, ou qualquer serviço futuro conversível em moeda [...] cujos direitos pertencem legal ou justamente a alguma pessoa ou conjunto de pessoas. Tal serviço é um ativo somente para essa pessoa ou esse grupo de pessoas que o usufrui”.
Francisco D’Auria: Ativo é o conjunto de meios ou matéria