apostila
1 - RISCO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL
No procedimento de avaliação de empresas, entende-se por VALOR o mais alto preço que poderia ser obtido se a quotas ou ações de uma empresa fossem vendidas em uma transação real de mercado. Nesta situação, um comprador, para reduzir ou eliminar a competição, obter uma economia de escala e/ou uma sinergia em seu negócio, poderia pagar um preço maior do que os demais compradores. (1)
A estimativa do valor justo de uma empresa visa orientar os investidores em suas estratégias de compra e venda de ativos. É uma das tarefas mais importantes, mas também mais difícil dos analistas financeiros, pois depende da disponibilidade de informações detalhadas da atividade operacional da empresa.
Dados indispensáveis a serem considerados na estimativa do valor financeiro de uma empresa e de seu risco da atividade operacional:
ATIVOS
INTANGÍVEIS
DÍVIDAS
CONTINGENCIAIS
OBJETO
SOCIAL
QUADRO
ADMINISTRATIVO
DADOS DA
EMPRESA
QUADRO
FUNCIONAL
CARTEIRA DE
CLIENTES
SITUAÇÃO
FINANCEIRA
A
PARTICIPAÇÃO
DE MERCADO
CARTEIRA DE
FORNECEDORES
2 - FATORES DETERMINANTES DO RISCO EMPRESARIAL
As principais informações de atividade operacional de uma empresa, que devem ser conhecidas pelos avaliadores, a partir das variáveis da figura acima, e seus riscos:
OBJETO SOCIAL – Conhecer a natureza da atividade operacional da empresa (quais são os seus produtos e serviços), e seus níveis de rotatividade em épocas de crescimento, estabilidade ou recessão econômica. São informações importantes para projeção de resultados, já que o consumo de produtos essenciais ou de primeira necessidade é menos afetado pelos fatores econômicos do que os classificados como supérfluos ou de segunda necessidade. No primeiro grupo, destacam-se itens do setor alimentício, de higiene e limpeza, os quais com ou sem recessão, continuarão a gerar fluxo de caixa. Por outro lado, a