resumo hannah arent
Disciplina – Ciências Sociais e Educação
Texto – ARENDT, Hannah. A Crise da Educação. In. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Ed Perspectiva, 2005 (1° ed. 1954)
Resumo do texto:
Hannah Arendt inicia seu texto abordando a crise que acomete o mundo “Pós Segunda Guerra Mundial”, e retorna os seu olhares para a América, para ela a crise educacional é mais notável dado o grande número de imigrantes que entram no país, embora ele possua como principal lema Novus Ordo Seclorum, Uma nova Ordem no Mundo que é a extinção da pobreza e opressão rumo a nova era de modernização recebe uma grande quantidade de pessoas pobres e escravizadas, o que prejudica o trabalho do sistema educacional tornando-se um problema político, que além de educar e capacitar intelectualmente os seus cidadãos devem americanizar e instruir os imigrantes.
A constituição para o novo mundo é determinada pelo nascimento de crianças que ao ingressarem no mundo podem construí-lo de uma forma diferente, a educação tem um papel importantíssimo para essa renovação que se dá através das gerações. No entanto, essa educação não deve estar acompanhada da política que impede o seu avanço, principalmente com governos tirânicos que tem o interesse em doutrina-las, a educação deve possuir mais liberdade no ensino para que haja mudança realmente. A crítica da autora é que isto não ocorre na América que deseja um novo mundo, mas que educa as suas crianças com o novo, mas sim com o que pertence ao Velho Mundo.
Outro fator preponderante para a queda no nível educacional americano comparado ao europeu é a política igualitária que deslegitima qualquer diferença entre raças, classe ou idade que possa haver entre os cidadãos que tornou o ensino das escolas secundárias inferior.
Ela utiliza um termo de Tocqueville, ao dizer que as crianças que são excluídas do mundo dos adultos são submetidas a “tirania da maioria” ao serem privadas de usufruir de suas atitudes individuais acaba cedendo à vontade