trabalho português transito
Abiel Araújo de Lucena
Fabiana Maiany Pinheiro da Silva
Mateus Isaias Dantas de Melo
Rodrigo Teixeira Souza Engenharia Civil
Solução para o trânsito no cruzamento da av. Bernardo Vieira x av. Salgado Filho
A Bernardo Vieira é uma das avenidas principais de Natal-RN. Por ser a principal ligação das Zonas Norte e Oeste com a Sul, possui um dos maiores fluxos de pessoas e automóveis da cidade. Por volta de 40 mil veículos trafegam todos os dias na avenida.
Com o passar do tempo, a Bernardo Vieira vem se tornando incapaz de suportar o grande fluxo que aumenta e prolonga o tempo necessário para que se cruze o seu percurso.
Ultimamente foi realizada uma reforma, foi separada uma parte da via para uso exclusivo dos ônibus. Para os que usufruem desse tipo de transporte público, a mudança foi significativa, oferecendo a travessia em um menor intervalo de tempo. Porém tal medida não foi suficiente para solucionar todos os problemas, tal reforma trouxe algumas consequências, como por exemplo, o estreitamento da largura da avenida (o que aumenta os congestionamentos nos horários de maior movimento).
O cruzamento da av. Bernardo Vieira com a av. Salgado Filho é palco, nos horários de pique, do trânsito mais caótico de Natal. Os congestionamentos cansam e irritam as pessoas que, tentando chegar cedo a casa, não conseguem.
A solução para esse problema é simples na teoria. Se as maiorias das pessoas fizessem uso de um transporte público de qualidade, não seria necessário utilizar carros ou motos. Pela quantidade de pessoas que transporta, um ônibus ocupa um menor espaço do que se todas as pessoas usassem motos, ou até bicicletas. Por esse motivo, se torna inviável uma solução sendo o uso de um tipo de transporte que conduza apenas uma pessoa.
Ônibus, trens, metrôs e balsas, são os mais comuns utilizados como transporte público no mundo. Porém a balsa não seria uma alternativa já que é inviável para a cidade. Dos três que