Ativo Permanente
1
2 INTRODUÇÃO
Ativo Permanente refere-se ao um extinto grupo de contas contábeis que englobava os recursos aplicados em direitos ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da organização empresa. No Brasil essa denominação foi utilizada até o ano de 2008, e foi instituído pela a lei 11.638/07, o uso desse grupo de contas foi extinto no pais em a partir de 4 de dezembro de 2008, pela medida provisória 449/2008, passando o ativo Permanente a integrar o Ativo não Circulante.
De acordo com a lei 11.638/07 (art. 178), o ativo permanente era formado por 4 subgrupos: Investimentos, Imobilizado, Intangível e Diferido.
Porem essa divisão de Ativo Permanente ainda é adotada pelo COSIF, e todas as empresas do setor financeiro, que são fiscalizadas pelo BACEN, devem adotar esse plano de contas ao apresentar seus balanços patrimoniais a essa entidade fiscalizadora.
O presente Trabalho ira abordar os 4 subgrupos do Ativo Permanente, além de explicar o funcionamento de cada um deles.
3 ATIVO PERMANENTE
Ativo Permanente referia-se a um grupo de contas que englobava os recursos aplicados em bens e direitos de permanência duradoura, todavia, a medida provisória 449/08 de 04 de Dezembro de 2008 extinguiu este grupo de contas, passando a ser reconhecido no Ativo Não Circulante.
Neste grupo de contas existiam quatro subgrupos, a saber:
1) Investimentos: bens e direitos em participações permanentes em outras empresas ou sociedades e direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante que não se destinem à manutenção da atividade da empresa ou sociedade.
2) Imobilizado: bens tangíveis destinados à manutenção da atividade fim da empresa. Apresentam-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.).
3) Intangível: bens intangíveis (incorpóreos) destinados à atividade fim da empresa, como, por exemplo, o fundo de comércio, marcas e patentes, etc.
4) Diferido : despesas que