Ativo permanente
1. INTRODUÇÃO
O objetivo da Auditoria Contábil é analisar a empresa e as suas demonstrações financeiras com o intuito de se emitir um parecer da real situação desta. No entanto, a opinião do auditor deve estar baseada em evidências válidas e confiáveis. Essas evidências por sua vez, são obtidas através dos procedimentos de auditoria. Os procedimentos de auditoria são técnicas que permitem ao auditor obter evidências a fim de formar a sua opinião sobre a companhia auditada. Como os procedimentos são parte essencial à atividade de auditoria, este trabalho se propõe a fornecer uma visão geral sobre o que e quais são os principais procedimentos de auditoria, bem com esclarecer alguns conceitos referentes ao assunto importantes para quem estar iniciando o estudo na área.
4
2. INVESTIMENTOS
De acordo com Almeida (2010), as empresas investem seus recursos com várias finalidades, como por exemplo: tornar rentável o excesso temporário de dinheiro em bancos, estabelecer relações satisfatórias com outras empresas, estender suas operações ou diversificá-las por meio da criação de novas empresas, entre outros objetivos. Conforme a Instrução n° 247/96 da CVM, os investimentos permanentes de companhia aberta em coligadas, suas equiparadas e em controladas, localizadas no país e no exterior, devem ser avaliados pelo método de equivalência patrimonial. A equivalência patrimonial é uma forma de determinar o valor dos investimentos de uma companhia, denominada de investidora ou controlada, em outra, denominada de investida, coligada ou equiparada.
2.1. Das sociedades coligadas e controladas
Segundo a Instrução n° 247/96, consideram-se coligadas as sociedades quando uma participa com 10 % (dez por cento) ou mais do capital social da outra, sem controlá-la. Equiparam-se às coligadas: a) as sociedades quando uma participa indiretamente com 10% (dez por cento) ou mais do capital votante da outra, sem controlá-la; b) as sociedades quando uma participa diretamente