atividades áquaticas
Centro Universitário Claretiano
Pólo Campo Grande - MS
Educação Física
Disciplina: Atividades Aquáticas
Professor: Rodrigo de Almeida Araújo
CAMPO GRANDE - MS
2014
O conhecimento das propriedades, suas técnicas e a influência que as mesmas exercem em cada aula e até mesmo sobre cada aluno é muito importante para que o professor possa montar sua aula aproveitando ao máximo o seu conhecimento e o desempenho de seu aluno. As propriedades físicas da água deve ser estudada e analisada pelo professor para uma boa performance de nado e hidroginástica, é necessário que o movimento possua uma determinada qualidade biomecânica, pois essa explica e justifica o que ocorre com um corpo no meio líquido.
Segundo Caromano e Nowotny (2002) para entender os efeitos da imersão é preciso compreender alguns princípios da hidrostática (considerando-se a imersão em repouso), da hidrodinâmica (considerando a água ou o corpo em movimento) e da termodinâmica (troca de calor entre o corpo e o meio). Entre esses princípios destacam-se a densidade, princípio de Arquimedes ou flutuação, a pressão hidrostática, a viscosidade, calor específico da água, a refração, esteira redemoinhos e arrasto. (Harrison R e Bulstrode S. 1987; Becker et. al. 2000).
Densidade: é definida como a quantidade de massa ocupada por certo volume a determinada temperatura e pode ser expressa em quilogramas por metro cúbico (Kg/m3) ou gramas por centímetro cúbico (g/cm3) Skinner; Thomson (1985) d=m(Kg)/V(m3). A densidade depende tanto da massa de um objeto como também do volume que aquela massa ocupa, ou seja, 1 Kg de pedra é mais denso que 1 Kg de algodão. A água pura (4º C) possui densidade (g/cm3) de 1,00; a média do corpo humano 0,97 e a densidade do ar é de 0,001. Uma pessoa ou objeto flutuará se sua densidade for menor que 1,0 e afundará se tiver densidade