Relatório Transferência de Calor em estada transiente
Engenharia Química
Laboratório de Engenharia I
M.ª Cíntia de Laet Ravani Bottoni
Ana Caroline Buffon Lorencini
Najara Barros Dias
Renata Improta
TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM ESTADO TRANSIENTE
Linhares
2014
1. OBJETIVOS
Realizar análise do coeficiente detransferência de calor convectivo médio que é estabelecido entre superfície sólida e um fluido, construindo primeiramente um gráfico em função do número de Fourier. Encontrar o número de Biot através de curvas e determinar o coeficiente convectivo através da média aritmética de 3 pontos selecionados no gráfico em função de Fourier.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A definição de calor é energia térmica em trânsito, ou seja, está em constante movimentação e transferência entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra transferência de calor entre dois corpos é necessário que ambos possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá fluir sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Os diferentes processos de propagação do calor são condução, convecção e radiação (SANTOS).
2.1 CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E RADIAÇÃO
A condução é o modo pelo qual o calor é transferido através de um meio material, de uma molécula (ou átomo) para sua vizinha. A principal característica da condução é a transferência de energia sem a simultânea transferência de matéria, ocorrendo assim, predominantemente nos sólidos.
Diferente da condução, a convecção é a forma de transmissão do calor que ocorre principalmente nos fluidos (líquidos e gases). Na convecção a propagação do calor se dá através do movimento do fluido envolvendo transporte de matéria (CESAR, 2011).
Já a radiação, segundo Manganote (2010), nada mais é do que a emissão e propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou num meio material. Isto pode ocorrer através de fenômenos ondulatórios ou por partículas com energia cinética.
2.2 LEI DE FOURIER
Jean