Determinação alcool na gasolina comum
PROFESSORA MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO
ANÁLISES QUÍMICAS
BARUERI, 2014
Sumário
HISTÓRIA
Os Romano chamavam os depósitos de Cloreto de amônio coletados próximos ao Templo de Amun (em grego ἌμμωνAmmon) na antiga Líbia 'sal ammoniacus' (sal de Amun) por causa da proximidade ao templo. Sais de amônia tem sido conhecidos desde tempos muito remotos; tanto que o termo Hammoniacus sal aparece nos escritos de Plínio, embora não se saiba se o termo refere-se exatamente a mesma substância que seja conhecida modernamente como sal Amoniacal .O romanos conheciam a amônia e algumas de suas propriedades indiretamente, pois os proprietários de tinturarias e tecelagens (especialmente de lã) romanas dispunham na porta de seus estabelecimentos de mictórios, com o objetivo de coletar a urina, e aproveitar suas propriedades alvejantes. Mulheres no Império Romano pintavam o cabelo de amarelo com um extrato de folhas de verbasco misturado com urina.
Houve entre os Romanos inclusive avectigal urinae, uma taxa pela coleta de urina, imposta pelo imperador Nero, no século I, posteriormente extinta por ordem de Vespasiano. Alguns autores atribuem a Vespasiano tal taxa.
O processo Haber para produzir amônia do nitrogênio do ar foi desenvolvido por Fritz Haber e Carl Bosch em 1909 e patenteado em 1910. Foi primeiramente usado em escala industrial pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial, seguindo-se ao bloqueio aliado que cortava o suprimento de nitratos do Chile. a amônia foi primeiramente usada para produzir explosivos para sustentar seu esforço de guerra.
PRODUÇÃO DE AMONÍACO NA INDÚSTRIA ATRAVÉS DO PROCESSO HABER- BOSCH
Fonte fig. 1: Produção industrial (scientists)
Fonte fig. 2: Processo Haber- Bosch (PUC-RIO)
Para produzir o amoníaco é necessário primeiro produzir sua matéria-prima, Nitrogênio e Hidrogênio.
Uma máquina pressuriza o ar para coletar o nitrogênio. Antes de passar pela