atividades para biblioteca
Que felicidade! o texto introdutório da atividade é tudo aquilo que sempre pensei sobre a biblioteca, como é bom saber que agora tenho o respaldo da secretaria para elaborar atividades de dinamização do espaço.
Falando sobre a biblioteca do Colégio Estadual de Pato Branco, vamos começar com os aspectos negativos que, em essência se resumem a área mais operacional, como falta de espaço e móveis adequados para guarda dos materiais. Além do já citado no texto, a visão dos outros setores de que este espaço é local de silêncio sepulcral e castigo para quem foi afastado da sala de aula. Durante o período que trabalho neste Colégio diversas vezes apresentei sugestões de projetos de incentivo a leitura. Mas, o preconceito é grande por parte dos professores e gestores da escola que veem o trabalho do Agente Educacional como menos importante e este profissional como menos capacitado, talvez pelo fato do concurso só exigir a formação em nível médio.
O ponto positivo é que este espaço é um local onde os alunos tem prazer de ir para bate papo, auxiliamos nos trabalhos de pesquisa e estudo (inclusive desenvolvemos junto com as pedagogas do estabelecimento regras para apresentação de trabalhos, baseadas nas regras da ABNT, o que facilitou muito a vida dos professores), conhecemos bem o acervo e procuramos atender com rapidez e como todas as agentes educacionais que lá trabalham são leitoras vorazes discutimos muito com os alunos sobre literatura.
Mas vamos falar sobre o que pode ser feito para melhorar este espaço. A biblioteca deste estabelecimento será contemplada pela Rede Estadual de Bibliotecas e passara a contar com o sistema Pergamum para agilizar o trabalho burocrático, então sobrara mais tempo para atividades de estímulo a leitura. Sou Pedagoga de formação e durante a graduação me identifiquei bastante com o modelo de ensino das oficinas pedagógicas, acredito que este seja o modelo ideal para atividades na biblioteca. Pois, esta possui