Bibliotecas escolaes
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS DA UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS ESCOLARES 4
OBJETIVOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR SEGUNDO O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTUGUÊS 7
PROJETO DE MUDANÇA 9
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Uma biblioteca escolar é uma das partes integrantes de uma instituição escolar, visto que esta é uma preciosa fonte de conhecimento.
Este tipo de biblioteca promove serviços de apoio à aprendizagem dos alunos, de modo a estes, não só se tornarem cidadãos mais críticos, mas também com uma bagagem cultural fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional. Deste modo, tornam-se seres humanos insaciados, numa contínua busca de novos conhecimentos.
É também fulcral referir o facto das bibliotecas escolares oferecerem um vasto leque de fundo documental aos restantes membros da comunidade educativa.
A biblioteca do CIC, intitulada Biblioteca Dr. Nelson Padrão, infelizmente não é frequentada pela maioria da comunidade educativa, uma vez que este centro de recursos encontra-se desaproveitado e desatualizado. Assim sendo, o nosso projeto tem como ponto de partida o desafio de renovar a biblioteca, de modo a esta concretizar os objetivos impostos pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Escolares e pelo Ministério da Educação português.
Os objetivos dos documentos anteriormente referidos não são realidades absolutamente distintas, pois estes complementam-se. O Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Escolares é um documento internacional que resume os aspetos fundamentais que as BE devem atingir. Por outro lado, o documento referente aos objetivos de uma BE segundo o Ministério da Educação é um documento nacional, destinado às bibliotecas escolares instituídas em Portugal, que reforça e completa o manifesto internacional designado previamente.
OBJETIVOS DA UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS ESCOLARES
A UNESCO, no seu Manifesto sobre Bibliotecas Escolares, destaca diversos objetivos que devem ser cumpridos de modo a assegurar o