tcc mapa
Trabalho por Valéria Graf Benachio, estudante de Pedagogia @ , Em 22/04/2003
5 18 votes
Tamanho da fonte: a- A+
A Escola e a Família sob a Perspectiva da História da Educação
No século XVII, os saberes necessários para a vida adulta do indivíduo, eram bem simples e podiam ser ministrados pelos membros de sua própria família. Mas o sistema de aprendizagem que mantinha criança junto dos mais velhos, não era suficiente para passar a ela valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento.
Era necessário criação de uma instituição onde a criança pudesse receber de profissionais competentes a educação e os conhecimentos que os pais não conseguiam passar aos filhos. Por causa da divisão social de trabalho e a indisponibilização de tempo dos pais para darem aos filhos uma educação adequada, Comênio viu na época uma grande necessidade da criação de escolas de educação infantil.
Esse assunto ainda é muito discutido nos dias atuais, pois, a escola está colocada de maneira tão natural em nossas vidas, que acabamos não refletindo sobre o assunto. A escola é de fato, o melhor lugar para as crianças aprenderem determinadas habilidades, e é na escola, que se encontram os verdadeiros profissionais da educação. Atualmente, os conhecimentos tornaram-se tão diversificado, e especializados que é impossível encarregar a família de ensinar tudo o que a criança precisa para construir seu futuro.
A escola é indispensável para a formação acadêmica da criança e muito mais importante no que diz respeito à inserção do indivíduo no mundo da comunicação e escrita que o rodeia.Os pais, independentemente da classe social a que pertençam, não querem que a escola apenas transmita conhecimentos aos seus filhos. Querem sim, que "ela" os eduque para que eles sejam capazes de conviver em sociedade, obedecendo e respeitando seus valores e padrões.
Nada de produtivo poderia ser feito com a criança na escola se não