Cooperativa Languiru
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E LINHA DE FORMAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS
RELATÓRIO DA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA COOPERATIVA LANGUIRU LTDA
Lajeado, maio de 2012.
RELATÓRIO DA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA COOPERATIVA LANGUIRU LTDA
Trabalho de análise da situação de uma cooperativa apresentado na disciplina de Associativismo, Cooperativismo e Redes no Agronegócio do Curso de Administração e Linha de Formação em Agronegócios do Centro Universitário UNIVATES.
Professor: Lucildo Ahlert.
Lajeado, maio de 2012.
INTRODUÇÃO
O cooperativismo é uma alternativa econômica, que equilibra custo, despesa e ganho, que não visa lucro e sim sobras, que usa o fator econômico como meio de alcançar fins sociais.
No Brasil hoje temos 6.652 cooperativas, que reúnem mais de 9 milhões de associados e geram 300 mil empregos diretos. Em todo país, cerca 300 milhões de pessoas estão ligadas ao movimento cooperativista. O setor contribuiu diretamente para o desenvolvimento sustentável do país, e tem participação expressiva na economia do país.
Nos últimos anos o ambiente de negócios na economia tem passado por transformações profundas, como a gradual abertura das fronteiras econômicas aos mercados internacionais e a formação de blocos econômicos, onde as commodities agropecuárias são transacionadas com maior flexibilidade
O cooperativismo, como forma de organização da produção, passa hoje por grandes transformações em nível mundial. As novas premissas econômicas advindas da abertura dos mercados obrigam novos padrões de eficiência e de alocação de recursos. Para que os empreendimentos cooperativos possam se estabelecer neste novo ambiente é necessária a eficiência no processamento e de cada uma das unidades associadas nesta organização.
HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS DA COOPERATIVA
Tudo começou no dia 13 de novembro de 1955, quando um grupo de 147