Fotometria da chama
1- Objetivo: O objetivo dessa prática é fazer uma análise quantitativa de potássio em diversas soluções, sendo uma obtida a partir de uma bebida isotônica, para a medição será feita fotometria de chama. Após as medições será feita uma comparação com os dados fornecidos pelo rótulo da bebida.
2- Introdução: Potássio é um mineral de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano. É encontrado em diversos alimentos de origem animal e vegetal. Ele também possui diversas funções no corpo humano como, por exemplo: atua no balanço e distribuição da água no organismo; age no relaxamento muscular; atuação na manutenção do equilíbrio ácido-base; participa dos processos de regulação das atividades neuromusculares. O processo fotométrico é uma das mais simples técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica, nela a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Os elementos ao receberem energia de uma chama, geram espécies excitadas que, ao retornarem para o estado fundamental, liberam parte da energia recebida na forma de radiação, em comprimentos de ondas característicos para cada elemento químico. Pela simplicidade dessa prática pode-se analisar a quantidade de potássio em alimento e bebidas compradas em supermercados, pois caso os dados dos rótulos não estejam corretos isso pode ocasionar graves problemas a saúde da pessoa que ingerir os mesmos.
3- Procedimento Experimental: Preparou-se uma solução aquosa padrão de cloreto de potássio contendo 100 mg L-1 de K em um balão de 250 mL. Diluiu-se a solução aquosa padrão para obter soluções de 5, 10, 15 e 20 mg L-1 de K, utilizou-se balões de 50 mL e água deionizada para completar o volume. Para o preparo da Amostra pipetou-se 1 mL de bebida isotônica e transferiu-se para um balão