ATIVIDADES INTRODUTÓRIAS: PROPRIEDADE DE ÁCIDOS, BASES E SAIS
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
Química Geral e Inorgânica
PROPRIEDADE DE ÁCIDOS, BASES E SAIS.
1. ATIVIDADES INTRODUTÓRIAS
a) Qual o conceito de segundo Arrhenius para ácidos, bases e sais?
R: Svant Arrhenius definiu um ácido como sendo compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
Exemplo: HNO3 → H+ + NO3-
Definiu bases como sendo compostos que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como único íon negativo o ânion hidróxido (OH-).
Exemplo: NaOH → Na+ + OH-
Definiu sais como sendo compostos iônicos que possuem, pelo menos, um cátion diferente de H+ em um ânion diferente de OH-.
Exemplo: NaCl (sal de cozinha) → Na+ + Cl-
b) O que são indicadores ácido-base?
R: Os indicadores ácido-base são substâncias que ao entrarem em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrarem em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substancia é um ácido ou uma base, podemos utilizar um indicador para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol, amarelo alizarina. Existem também indicadores naturais, como por exemplo: chá-mate, hibisco, repolho roxo, beterraba, romã, flor de acácia.
c) O que representa a escala de pH e como ela funciona?
R: O pH ou potencial de hidrogênio iônico é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. A escala de pH é a forma que se tem para medir a concentração de hidrogênio(H+) em solução aquosa. Esta escala vai de 0 a 14 e considera-se pH ácido abaixo de 7 e básico acima de 7, em 7 o pH é neutro.
2. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
paRTE a - Uso de indicadores
a) Complete a tabela abaixo com as informações observadas no experimento da parte A.
Indicador
HCl
NaOH
NaCl
Na2CO3
NH4Cl
Alaranjado de metila
Ácido
Base
Neutro