Atividades do planejamento e controle da produção
É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.
O Planejamento e Controle da Produção têm como finalidade gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer de forma contínua à demanda os consumidores. Qualquer operação produtiva requer planos e controle, mesmo que o grau de formalidade e os detalhes possam variar.
CONCEITO E TERMINOLOGIA
FUDAMENTOS E INTRODUÇÃO AO CUSTO DE PRODUÇÃO
Alguns métodos de planejamento e controle como o MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) e o JIT (Just in Time), têm evoluído bastante, por isto, estes conceitos mais elaborados são examinados em capítulos independentes, em outras disciplinas do curso de Engenharia de Produção. Os diferentes aspectos do planejamento e controle podem ser vistos como representando a conciliação entre suprimento e demanda. É esse o propósito do planejamento e controle, garantir que os processos da produção ocorram eficazmente e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores.
Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:
1° O que produzir? 2° Quanto produzir? 3° Onde produzir? 4° Como produzir?
5° Quando produzir? 6° Com o que produzir? 7° Com quem produzir?
A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.
Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas,