Atividades de planejamento e controle de produção
Planejamento estratégico da produção: consiste em estabelecer um plano de produção a longo prazo, segundo as estimativas de vendas, que servem para prever tipos e quantidades de produtos que espera-se vender, e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos, que deverão ser utilizados para a execução do planejamento.
Planejamento-mestre da produção: consiste em estabelecer um plano mestre de produção (PMP), detalhado a médio prazo a partir de um plano de produção, com base nas previsões de vendas de ou nos pedidos em carteira já confirmados. Baseando-se no PMP, o sistema produtivo passa a assumir compromissos de fabricação e montagens dos bens e serviços.
Planejamento da produção: com base no PMP e nos registros de controle de estoques, o planejamento da produção estabelece a curto prazo quando e quanto comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais. Dimensiona-se e emite ordens de compras para os itens comprados, ordens de fabricação para os itens fabricados internamente e ordens de montagens para as montagens intermediárias e finais dos produtos definidos no PMP. Visa, além de tudo, o seqüenciamento de ordens, de forma a aperfeiçoar a utilização de recursos.
Acompanhamento e controle da produção: por meio de coleta e análise de dados, busca garantir que o programa de produção emitido seja executado a da forma mais próxima ao que foi previsto. Quanto mais rápido os problemas forem identificados, mais efetivas serão as medidas corretivas visando o cumprimento do programa de produção. O acompanhamento e controle de produção estão encarregados de coletar dados como, índices de defeitos, horas/máquinas e horas/homens consumidas, consumo de materiais, índice de quebra de máquinas, entre outros, para diversos setores do sistema