Atividades do livro o porvir
Questão 1
Considerando o ciberespaço, ou seja, o mundo da tecnologia dos computadores que invadiu o universo do ensino, a leitura pode se desenvolver, dependendo da instrução correta dos professores. Dentro do universo virtual, aliado ao aspecto tradicional da leitura, o autor concebe três tipos de leitores: o leitor contemplativo, o leitor movente e o imersivo. Considerando esses três tipos de leitores, faça uma entrevista com alunos do ensino fundamental e médio, indagando com que tipo de leitor ele se identifica, e após a entrevista, descreva sobre cada um deles.
Após entrevistar alunos do Ensino Fundamental e Médio concluo que todos eles se encaixaram no perfil do leitor imersivo, por estarem diretamente envolvidos com a tecnologia da internet. Ao se falar que “a informática permite que os dados cruzem oceanos, continentes, hemisférios, conectando a mesma rede gigantesca de transmissão e acesso, potencialmente, qualquer ser humano no globo”. Se identificam no dia a dia através do meio da digitação com amigos e parentes de cidades e países distantes.
Questão 2
Entreviste professores e equipe pedagógica, além do diretor de uma escola de sua região, seguindo o roteiro das perguntas a serem respondidas. a) Para esses profissionais, qual a importância da realidade virtual e da aprendizagem digital na formação dos alunos de hoje? b) A realidade virtual influencia na prática do ensino aprendizagem desse profissional? Como? Por quê? c) Descreva algumas vantagens da aprendizagem digital. Professores: a) A realidade virtual é a outra maneira de estar presente e a aprendizagem digital é o aluno no seu dia a dia com um patamar mais presente na aprendizagem. b) Não, com dedicação e compromisso, porque tem a comodidade de estudar e se dedicar no seu devido tempo e horário programado. c) Presença interina do professor, detalhamento melhor do conteúdo, horário