Atividades de Intervenção pedagógica
Você já sabe que o texto verbal é uma importante forma de comunicação.
Mas você sabe que para cada situação devemos utilizar um texto diferente?
Vamos ler alguns textos e comparar a finalidade de cada um e descobrir qual é o seu gênero?
Texto 1
QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
Texto 2-
Carlos Drummond de Andrade.
Texto 3-
Desencontros amorosos
Desencontro Amoroso
“João que amava Teresa que amava Raimundo que...”Essa famosa quadrilha tem como tema central o desencontro amoroso. Que certamente fez, faz ou fará parte da vida de alguém. É quase impossível imaginar que exista no mundo alguma pessoa que não tenha vivido tal catástrofe. (Ok, se eu estiver enganada, por favor, mandem e-mails!!!!)
O verso que abre essa coluna é um excerto do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, que com a sensibilidade peculiar ao poetas, conseguiu em poucos versos representar uma realidade amorosa que transpõe as fronteiras das gerações e do tempo. Num primeiro momento, o sujeito-lírico vai apresentando uma série de desencontros amorosos das personagens, para depois, num segundo momento, definir o destino dos sofridos amantes. Entre tragédias pessoais, desastres, suicídios, uma personagem acaba por se casar ao final do poema com alguém “que não havia entrado na história”. A verdade é que nenhum personagem concretizou seu amor com o seu objeto de desejo inicial.
Parece que o amor é assim: um eterno desencontro que pode culminar em muito sofrimento. É possível esbarrar nos “desencontrados” por todos os cantos. São aqueles que sempre têm uma história para contar e que têm uma ponta de melancolia quando olham para o passado. Relatam um tempo em