Atividades Aquáticas
R: Conforme estudado no capitulo há indícios que as civilizações humanas se estabeleceram e se desenvolveram próximas a rios, lagos e mares e isto levados pela maior oferta de alimentos que existiam nas imediações, a própria necessidade de se utilizar a agua para a sobrevivência. Outro ponto que podemos destacar é que estes ambientes serviam de fuga dos predadores que na sua maioria evitam a agua. Assim o homem teve que aprender a se deslocar no meio liquido tanto para buscar os alimentos como para fugir e sobreviver de ataques de animais predadores.
Se quisermos voltar um pouco nas origens do ser humano pode se falar que o meio liquido está presente na concepção do homem uma vez que os espermatozoides precisam deste meio liquido para se deslocarem ate o ovulo e a gestação e toda ela desenvolvida no útero materno que é preenchido pelo liquido amniótico.
Na Grécia, no período clássico, a natação fazia parte da formação dos indivíduos, pois segundo “Platão, a inabilidade de ler, como a de nadar, dava prova de educação insuficiente”.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
R: A vida sedentária imposta pela sociedade moderna tem se transformado num grande problema de saúde pública pelo consumo de recurso do estado cada vez maiores.
Neste aspecto a atividade física pode contribuir em muito para amenizar os problemas causados pela vida sedentária e a natação e hidroginástica tem papel muito relevante nesta solução. Primeiro porque são atividades físicas que podem ser desenvolvidas por todas as idades desde crianças a pessoas bem idosas